ORDEM DA VISITAÇÃO DE SANTA MARIA

Vida contemplativa Clausura Papal
 
 

Hora de presença (pág 1 de 2)

O que é?

A Associação Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus (Hora de Presença) nasceu no Mosteiro da Visitação de Santa Maria de Bourg-en-Bresse (França), a 13 de março de 1863, graças à Irmã Maria do Sagrado Coração Bernaud, que se sentiu inspirada a responder à queixa de Jesus Cristo: “Busquei quem me consolasse e não encontrei”. Com este objetivo, reuniu algumas pessoas que, por turno, de hora em hora, ininterruptamente continuariam a missão da primeira “Guarda de Honra” do Calvário, formada pela Santíssima Virgem Maria, São João e Santa Maria Madalena. Estava assim fundada uma espécie de aliança ou corrente de Amor, Glória e Reparação. Os Associados professam um amor e um respeito particulares à Sagrada Eucaristia. A partir de 1977 a “Guarda de Honra” passou a denominar-se “Associação Hora de Presença diante do Coração de Jesus”, conforme os estatutos definitivamente aprovados pelo Conselho Pontifício para os Leigos (Vaticano, 6 de dezembro 1977). Atualmente a sede da Associação encontra-se no Mosteiro da Visitação de Santa Maria em Paray-le-Monial, França.

História da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus (Hora de Presença)

Irmã Maria do Sagrado Coração Bernaud, religiosa do Mosteiro da Visitação de Bourg-en-Bresse, França, nutria grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ao qual ainda criança havia sido consagrada várias vezes por uma de suas tias.

No dia 12 de março de 1863 - algumas semanas após a festa da Epifania do Senhor -, ao subir a escada em sua Comunidade, teve a visão intelectual do Quadrante da Guarda de Honra. Imediatamente reproduziu por escrito as legendas na parte superior e inferior do Quadrante. Traçou as palavras “Amor! Glória! Reparação!” e sentiu-se inclinada a escrever “Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus”, colocando no centro do Quadrante a imagem do Sagrado Coração.

No dia seguinte, 13 de março - festa das Cinco Chagas de Nosso Senhor -, ela apresenta a sua Superiora o primeiro Quadrante da Guarda de Honra. Esta o abençoa e aprova que sejam inscritos em redor do Quadrante os nomes de todas as Irmãs da Comunidade, com a respectiva hora que cada uma escolhera. Estava assim fundada a Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus.

Na manhã do Domingo de Ramos, desse mesmo ano, Irmã Maria do Sagrado Coração fica impressionada durante a Santa Missa com o seguinte texto: “O meu coração só escuta ultrajes e dores; desejei, porém em vão, alguém que compartilhasse dos meus males; procurei quem me consolasse e não encontrei”. Eis a razão de ser da Guarda de Honra! Sua finalidade principal é, pois, consolar o Sagrado Coração de Jesus pela reparação e pelo amor. Aproveita então o recolhimento dos dias da Semana Santa para compor uma pequena oração de oferecimento, pressentindo que milhares de pessoas adotariam essa fórmula para consagrar ao Coração de Jesus seu devotamento e seu amor durante a hora escolhida.

No mês de abril, então dedicado aos Santos Anjos, ela elege os Nove Coros dos Anjos com os Justos da Terra, a Santíssima Virgem e São José, para serem os Doze Protetores, em união com os quais cada associado preencherá a hora de sua escolha.

A partir de maio, a Guarda de Honra começa a se expandir. Na própria cidade de Bourg-en-Bresse muitas pessoas se inscrevem como associadas. Ultrapassando esses limites iniciais, é acolhida também pelos Mosteiros da Visitação de Annecy e Paray-le-Monial. Neste último, o Quadrante foi recebido com grande surpresa porque um idêntico acabava aí de ser realizado. Entretanto, tendo em vista que a Guarda de Honra se propagara mais em Bourg-en-Bresse, as Irmãs de Paray-le-Monial cederam ao Mosteiro daquela cidade a primazia da Obra nascente.

No final de 1863, mais de cento e dez Mosteiros da Visitação já se haviam inscrito na Guarda de Honra, ultrapassando as fronteiras da França e chegando à Inglaterra e à Itália.

Com a licença eclesiástica de Monsenhor Langarie, Bispo de Belley, em 9 de março de 1864 foi estabelecida na capela do Mosteiro da Visitação de Bourg-en-Bresse a Confraria da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus.

 

 

Rua Dona Inácia Uchoa, 208, Vila Mariana
São Paulo - SP - CEP 04110-020 - Tel: (11) 55793948